blackstar
Eu sou um bocadinho exigente com o respeito que devemos ter pela nossa língua! Há quem me chame a nazi da gramática, mas eu considero que é exagero... por exemplo, quando venho ao blogue, escrevo sem sequer reler, no entanto, se é algo mais formal, penso que devemos ter cuidado. Atualmente, deixei de corrigir quem quer que seja; as pessoas, mesmo dizendo que não e que agradecem, ficam aborrecidas; antes, corrigia apenas pessoas que eu considero que deveriam saber, pessoas com um curso superior ou com um notório bom conhecimento de língua. A correção (penso eu) era delicada e nunca pública: imaginem um blogue ou um facebook: enviava por mensagem privada, dizendo algo como "desculpa o reparo mas blablabla" ou "tenho quase a certeza que foi sem intenção mas blablabla". E não o fazia a toda a gente porquê? Porque considerava que os outros podiam pensar que eu tenho a mania que sou melhor e eu julgava precisamente o contrário.

Enfim, este intróito para dizer o quê? Há uns anos, alguém, seguramente mais sensato do que eu, disse-me que eu só o fazia assim porque eu própria me julgava melhor do que os outros... ao considerar que havia quem "não fosse digno" dos meus reparos, eu estava a colocar-me num patamar superior... Isto fez-me pensar e abandonar a minha postura. Hoje em dia sou QUASE incapaz de criticar ou gozar quem quer que seja (estou tão curada que nem o Jorge Jesus eu gozo!).

E uma vez mais, isto tudo para dizer o quê? Que, por vezes, as pessoas que têm atitudes que nos parecem de superiores não o fazem propositadamente; há algumas que os fazem como mecanismo de defesa, por exemplo. É certo que podem ser irritantes, mas tenho a certeza que também estarão cheias de qualidades... Raios! Eu estou cheia de defeitos, como posso exigir que alguém seja perfeito?! Como é que posso exigir que os outros sejam melhores do que eu?! Quem sou eu para o fazer?!




1 Response
  1. Ana Says:

    Eu tenho muito esse hábito, o de corrigir os outros. É verdade que há quem leve a mal, quem me olhe de lado, e até quem me mande lá para aquele sítio. E isso faz-me confusão enorme, juro! Porque eu gosto de aprender, adoro aprender, adoro que me expliquem as coisas quando eu não as entendo, que me ensinem, e agradeço que me corrijam sempre que for necessário.
    Por isso custa-me entender quem prefere ficar na ignorância, quem se ofende, quem entra numa de birra só por achar que o outro se está a armar em superior.

    Tenho uma colega que lê extremamente mal, engasga-se em tudo o que é palavra com mais de 6 letras, e claramente não sabe o significado de palavras tão básicas como "inalcançável" ou "astuto" (exemplos desta semana). Depois dela ter estado quase 10 minutos para ler meia dúzia de frases, eu saí-me com um "oh mulher, tu andas a precisar de ler um bocadinho mais", e ela soltou-me logo os cachorros em cima. Respondeu mal, atirou com o papel, e ficou de trombas o resto do dia. Vou-me sentir mal por isso? Não consigo.


Enviar um comentário