blackstar
Dizemos "rir a bandeiras desfraldadas" (ou despegadas, consoante a região) desde a época dos Descobrimentos, porque, ter as bandeiras soltas (desfraldadas, portanto) era (e ainda deve ser!) significado de ventos favoráveis, logo, uma viagem favorável, logo, marinheiros felizes e sorridentes (e esperamos nós que ainda não muito afectados pelo escorbuto!).

Dizemos "salvo pelo gongo", adaptado da expressão inglesa "saved by the bell" porque, depois de terem enterrado muitas pessoas vivas, adoptou-se, na Inglaterra, o costume de atar uma ponta de um cordel ao pé do morto e a outra ponta a um sino... Assim, quando o senhor se mexia estão a ver o que acontecia?! Pois... :)

(A continuar... se alguém tiver dúvida/sugestão só pedir... :))
10 Responses
  1. Mk Says:

    He!He!Eu sempre gostei de saber o significado das expressões que se ouvem e digo-te além de ficar a saber mais acho muito divertido!


  2. blackstar Says:

    Somos dois... De vez em quando dedico-me a investigar por que se diz isto ou aquilo! ;) Por isso, se tiveres dúvidas para alguma, apita: gosto de investigar! :)


  3. Daniela Says:

    oh my god! fiquei chocadix com a última ! lol ..its a piece of cake : "canja"


  4. Mk Says:

    Mente curiosa!Gosto!Devia haver mais pessoas assim, talvez o povo não fosse tão bur..."Pacato"!Deixo-te um "desafio": O porquê de se dizer "Santinho" quando se espirra? Não é bem uma expressão, mas achei muito curioso o porquê.Força!


  5. blackstar Says:

    Daniela, pelo menos arranjaram uma boa forma de solucionar o problema! :) Queres a explicação para essa expressão ou já a sabes?!:)


  6. blackstar Says:

    Mk, essa é muito fácil! :) Todos os meus alunos a sabem!:) Na idade média, acreditava-se que ao espirrar o nosso espírito sairia e, dessa forma, o corpo ficava exposto ao Diabo, assim, dizer santinho ou Deus te salve preveniria os ataques do Demo e a pessoa estava salva! :) Gosto mais de quem diz Deus te abafe sem saber que querem dizer Deus te abafe, oh mau diabo! :)


  7. Mk Says:

    Muito bem!Eu pessoalmente até nem costumo dizer nada a quem espirra.Por brincadeira e quando me lembro até digo: Requiescat in pace. Eu quando espirro costumo fazer os outros saltarem de susto!He!He!


  8. blackstar Says:

    Xiii... A esses eu digo sempre "olha que eu tenho taquicardia!Se eu quinar estás tramado com a indemnização que terás de pagar!" :) É muito giro quando calha ser um aluno assim! :)

    Sim, eu sei: sou má com as criancinhas! :)


  9. Mk Says:

    És uma "Prof" marota!He!He!


  10. blackstar Says:

    Vá... Vou fazer de conta que não vejo qualquer segundo sentido!!! HUMPF


Enviar um comentário